segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desespero pela presença de Deus



A noite começou com um tema que parecia simples: ser adorador em espírito e verdade - "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" - (João 4: 23).

Naquela terça-feira, nosso líder de célula escolheu falar sobre sermos adoradores em espírito e verdade sendo desesperados por Deus. Como poderíamos nos entregar mais para Deus a ponto de estarmos desesperados pela presença de Deus. Todos falamos um pouco. Cada um deu sua opinião, contou uma experiência, mas foi no momento de oração e quebrantamento que Deus, na forma amável, falou comigo.

Vocês querem estar desesperados pela minha presença? Para isso vocês precisam, em primeiro lugar, me conhecer profundamente. Como estar desesperado por mim se vocês não me conhecem inteiramente? Como estar desesperado por algo que não se conhece?”

Aquelas palavras entraram como espada em meu coração e me trouxeram à lembrança alguns vídeos que tenho assistido nos últimos de tempos. Palavras de homens que caminham firmes na Palavra de Deus e clamam para que voltemos ao Evangelho.

E Deus continuou:

Sabe por que é preciso voltar ao Evangelho, para que vocês possam conhecer quem Eu Sou e entender quem vocês são. Estudando e aprofundando no estudo da Palavra, vocês podem me conhecer e entender que estar desesperado por mim não é uma escolha e sim uma necessidade.”

Como isso mudou tudo para mim. Entender que o desespero por Deus é uma necessidade da existência do homem. Somente o homem desesperado por Deus busca conhecê-Lo, aprofunda na Palavra, aprende a amar, aprender a viver como Jesus Cristo. Somente desesperado por Deus podemos entender a essência do Calvário e de todo o sacrifício de Cristo.

Por isso tanta gente entra e sai da igreja. Por isso tanta gente vai à frente da igreja e aceita Jesus por mais de uma vez. As pessoas não estão desesperadas por Jesus. Hoje assisti novamente ao vídeo do testemunho do Paul Washer (http://www.youtube.com/watch?v=VasB2vFEB2M). Ele conta que algumas pessoas perguntam como ele consegue estar tão firme em Deus, qual o segredo dele para ser o que é e pregar como prega. Ele disse (resumo): “Jesus me salvou, Ele me encontrou deitado em meu vômito, me ergueu e morreu por mim para que pudesse ser livre desta vida medíocre que vivia. Ele escolheu me salvar”.

Como entender o sacrifício da Cruz sem conhecer a Deus e reconhecer quem somos nós. A Palavra de Deus, que é o próprio Deus, é o espelho das nossas vidas. À medida que conhecerei a magnitude de Deus, entenderei a minha pequenez. Por Jesus ter se sacrificado, Ele não é menor do que eu. Por ter morrido, ter sofrido e ter sido humilhado, Jesus não é mais fraco que eu. Como eu reagiria se precisasse passar pelo calvário para salvar a vida de alguém? Não sei exatamente......

Mas quando começo a caminhar nas trilhas da Palavra de Deus, conheço o coração do Meu Amado e percebo que morrer para mim é lucro e que me sacrificar pelo outro é mérito. Não mérito de orgulho, mas mérito de poder servir de sacrifício para alguém. O mérito em ser filho de Deus não vem do orgulho de ser filho do Todo Poderoso, mas vem da misericórdia do Pai em ter-nos escolhido entre tantos.

Ah, como são profundos os caminhos do Senhor.....Ah, como ainda estou longe de estar desesperada por Ele.....Misericórdia de mim Pai.....Obrigada por me mostrar o Caminho....Ajuda-me a seguí-Lo.

Isaías 53
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Como não estar desesperado por um Deus que permitiu que Seu Filho passasse por tudo isto. Quem um dia me amou assim? Quem mais merece minha devoção, entrega, amor, desespero, se não o Nosso Deus?

Já ouvi de muitos: “você dedica mais tempo àquilo que você mais ama”. Oh Meu Deus, tenho dedicado tão pouco tempo a conhecer-te durante o meu dia. E como tenho a ousadia de buscar respostas do Senhor para meus dilemas, meus problemas, meus desconfortos, sem antes entender quem é o Senhor, por que me escolheu, por que estou aqui, o que desejas de mim......

Quantas vezes, enquanto oramos, damos ordens a Deus, antes de saber o que Ele quer de nós. “Deus coloca teus anjos para me guardar, protege meu filho na casa do amigo, abençoa a prova que vou fazer, coloca um anjo impedindo que roubem meu carro, me arrume um emprego para ganhar mais”????

Quantas vezes gastamos horas lutando com Deus como Jacó: “Senhor não saio daqui até que me abençoe”??? A benção que Jacó esperava não tinha nada a ver com bens materiais, proteção familiar ou respostas de dilemas emocionais.

Clamamos a Deus para nos usar e às vezes nos enganamos achando que Deus só usa quando se fala em outras línguas, quando caimos tremendo pelo Espírito, quando se profetiza, ou quando “Deus” te tira de onde está para tocar em um irmão. Isso realmente pode ser poder de Deus, mas poucos querem ser usados por Deus estando calados, orando, tocando atrás da cortina, sem orar em línguas, sem estremecer, sem profetizar......
Deus está dentro de nós e muitas vezes Ele vai se manifestar em nós através de um prato de comida que damos ao outro, de uma coberta doada, de um conselho bem dado, de um abraço inesperado, de uma conversa divertida para espantar maus pensamentos, de um colo no dia do luto......

Quando Jesus disse: “toma a sua cruz e siga-me”. O “siga-me” significa trilhar o mesmo caminho e só é possível trilhar o mesmo caminho de Jesus fazendo as mesmas coisas que Ele. Estas coisas são também libertar os cativos, curar os enfermos, pregar a Palavra, mas não é somente isto....Fazer o que Jesus fazia é glorificar o Pai em tudo o que se faz, pensa, em todas as ações.......E nem sempre um homem necessitado de Deus está tomado por um demônio ou com lepra.....ele pode apenas precisar reconhecer a existência de Deus.....e podemos manifestar Deus em um sorriso, em um toque, em uma palavra......Deus é simplicidade.......

A teoria pode parecer fácil.....Mas só consegue seguir e imitar a Cristo aqueles que estão desesperados por Deus, desesperados por viver eternamente debaixo da graça e do amor Dele, desesperados por estar em sua presença em todos os momentos, sejam bons ou ruins, desesperados de gratidão por ter sido escolhido por Ele.....Este desespero molda nosso caráter e nos ajuda a manifestar Cristo.....

Ajuda-nos Pai.....ajuda-nos a buscá-Lo.....ajuda-nos a encontrá-Lo.....ajuda-nos a estar desesperados por Ti.....ajuda-nos a ter a verdadeira motivação da vida.....

Obrigada Pai.....como é bom ouvir Tua Voz......


Texto redigido por Janaína Mangerote

Nenhum comentário:

Postar um comentário