segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lava Pés

Texto editado por Janaína Mangerote








João 13 (1-20)
“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.
Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.
Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou”.


Já participei de algumas cerimônias de lava pés…..Ah, como já recebi de Deus…..Mas em uma que participei de um retiro fui tocada de uma forma especial pelo Senhor lavando os pés de uma irmã muito amada.

Ao me assentar na frente dela, o Senhor me perguntou: “O que você está fazendo aqui? Por que você está se dando tanto para estas pessoas? Por que você está aqui cansada, com coisas particulares para resolver, gastando o seu tempo com estas pessoas?”
.
Aí percebi que tinha muitas tarefas particulares para fazer, mas a porção de Jesus que há em mim, colocou no meu coração um amor profundo por aquela equipe. Sem medir esforços, sem medir tempo e cansaço, eu me dispus a servir meus irmãos.

Pensei: “Deus, faz-me conhecer a minha motivação de estar aqui…”. E percebi que tudo o que fiz ali foi além de mim, veio de uma força maior que estava atuando através de mim. O amor de Jesus pode fluir do meu coração para a vida daqueles irmãos.

E quando vi os pés da amada Bella na bacia, me pus a chorar e ver que tremendo é o plano de Deus. Ali estava eu, sem nada para dar, tendo a honra de ser instrumento de Cristo para lavar os pés daquela líder de louvor e ungir os seus pés usando a minha boca para profetizar um novo mover de Deus na vida dela e através dela.

Que honra! Deus me escolheu para estar ali……..Deus me escolheu para ser serva dos meus irmãos e a alegria tomou conta do meu coração…..Era uma mistura de choro com riso…..Era o fluir da presença de Deus…..

Cristo disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. Naquele momento eu tive a convicção que estava no lugar certo, fazendo a coisa certa, seguindo o exemplo de Jesus.

Naquela hora eu não era jornalista, assessora, amiga, conhecida….nada disso…..eu era um vaso, cheia do Espírito Santo de Deus, sendo usada por Cristo para ministrar sobre a vida daquela irmã……..

Voltei para casa, ao final do retiro, calada (meu esposo até estranhou…rsrs). Refletia sobre os acontecimentos e meu coração foi se enchendo de gratidão e da consciência da minha pequenez diante do universo de Deus, diante do plano maravilhoso de Deus para cada um de nós.

Eu estava cansada fisicamente, mas meu espírito estava “vibrando”….Deus sabe o que é melhor para nós…..Deus sabe como eu precisava viver aquilo para entender o meu lugar e compreender o exemplo que devo seguir.

O amanhã a Deus pertence e só Ele sabe qual o futuro desta equipe……Mas hoje subo mais um degrau para o Senhor…..entendo mais profundamente a minha porção, o meu valor, a minha vocação…………

Isso não me fez maior entre os homens, mas o menor entre os seguidores de Cristo…..subo o degrau e compreendo quanto ainda estou distante do que o Senhor espera de mim…….

Lavar os pés de uma irmã é um carinho de Deus comigo para me lembrar que Ele me escolheu, mas que preciso ainda depender muito Dele. Mas caminho com a certeza que por mais que eu corra atrás de prazeres e conquistas, nada vai dar ao meu coração, a minha alma e ao meu espírito, a satisfação que senti naquela tarde.

Para aqueles que são chamados, escolhidos, vocacionados e amados……servir a Deus é a única satisfação real….

Obrigada Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário