quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Culpa é de quem?

Is 59:1-2

1 "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, e nem surdo o seu ouvido,para que não possa ouvir."
2 "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus;e os vosso pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça."

Em nossa vida é muito mais cômodo culpar as pessoas do que assumirmos a responsabilidade por algo. Só lembrarmos de nossa infância quando fazíamos algo de errado e colocávamos a culpa em outra pessoa? Então, somos assim com Deus todos os dias. Quem nunca perguntou ou só passou pela sua mente frases do tipo: Poxa Deus, cadê você que nunca me responde? Ou, será que o Senhor está me ouvindo pois até agora não aconteceu nada. Cuidado com isso pois nós estaremos murmurando contra Deus. Temos um exemplo clássico na Bíblia que é quando o povo de Israel perdeu 40 anos de sua história em um deserto porque murmurou. Tudo estava ruim, achavam que Deus os tinha abandonados e se esqueciam de seu cuidado para com eles.

Precisamos colocar a mão na consciência e termos o mínimo de humildade para olhar para dentro de nós e perguntar o que está acontecendo. Como disse, é muito fácil culparmos alguém e ficarmos isentos de nossas responsabilidades diante de alguma situação. Então é mais fácil culparmos a Deus por não nos responder, do que nos sondarmos e vermos se o problema está em nós. Não estou dizendo que todas as vezes que Deus não nos responde a culpa é nossa pois o Senhor também trabalha em silêncio. Mas por outro lado as nossas atitudes também irão direcionar o que o Senhor fará. Nossos pecados não são somente a mentira, prostituição, adultério, roubo e etc., mas são também colocarmos algo no lugar de Deus em nossas vidas e não querermos buscá-LO como deveria. Nesse momento podemos falar: "Ah! Mas eu vou à Igreja 3 vezes na semana todo dia oro na hora que acordo e vou dormir, realizo o plano de leitura anual da Bíblia, então, a culpa não é minha." Se pensamos dessa forma, infelizmente estamos completamente errados. 

Não podemos nos conformar com a intensidade que buscamos a Deus. Sempre temos que buscar mais e mais a Sua presença. E outra, qual está sendo a nossa sinceridade diante de Deus na hora em que vamos à Igreja e lemos a Bíblia? Porque às vezes podemos somente estar cumprindo um "ritual". Façamos a oração que Davi fez no Salmo 139, mas com sinceridade no coração. Se for preciso, que arrebentemos com o nosso orgulho. Mas se queremos ver resultados em nossas vidas, precisamos antes de tudo, tomar atitude e não ficar somente esperando. E se nessa oração, encontrarmos algo que realmente não estava correto diante de Deus, que possamos fazer algo: NOS ARREPENDER!!!

Lavai-vos, purificai-vos tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão cmo a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor dessa terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. (Is 1:16-20)

Um comentário:

  1. Gostei muito !

    Que Cristo continue inspirando esta banda para influenciar nossa terra a seguir a Cristo em obediência, santidade e sem culpas.

    Deus abençoe muito vocês.

    Seu conservo em Cristo,

    Missionário Washington de Sá
    Dir. Ministério Salve Sua Família
    www.salvesuafamilia.com.br
    salvesuafamilia.blogspot.com

    ResponderExcluir